Boa Semana


Depois dos vários problemas que afectaram o início de 2007, finalmente uma semana de agrado para os portistas.

Porquê? Bom, primeiro porque vencemos o jogo para a Liga de forma expressiva e clara, sem que alguém pudesse questionar a exibição. Um jogo que marcou o regresso de Anderson ao Dragão, depois de uma prolongada lesão, e que por sinal marcou o melhor golo da noite. Isto depois de o Quaresma ter feito mais umas quantas assistência, consolidando o lugar de Rei das Assistências na BWIN Liga.

Em segundo lugar, porque conseguimos aumentar a diferença pontual para o segundo classificado, o Benfica, que curiosamente me leva ao terceiro ponto.

Ontem, jogou-se os quartos-de-final da Taça UEFA. Nesta fase estava incluído o jogo dos mouros contra o Español de Barcelona, clube que joga de azul e branco, e que só por isso já o torna grande. No entanto jogar com aquelas cores tem desvantagens, pelo menos uma: é que os árbitros têm tendência só para verem vermelho. Não sei, talvez pela cor do cartão que têm no bolso, mas a verdade é que depois do empate arrancado com um golo irregular, ontem ficou um penalty por assinar, que certamente acabaria com as esperanças do marroquinos mesmo antes de acabar o jogo. Acabou por não fazer diferença, porque o grande Español passou às meias-finais. Agora, contabilizando os últimos jogos, em 4 os "piu-pius" de Lisboa foram beneficiados em 3, e eu não vi a primeira mão dos quartos-de-final, e pelos vistos na segunda-feira, frente ao Braga, vai ser mais do mesmo, visto que o árbitro nomeado foi o João Ferreira. Não se lembram dele? Pois eu recordo-vos, com um excerto retirado do jornal "Público" (link):

«As escutas do processo Apito Dourado revelam que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, se envolveu directamente na escolha do árbitro do jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época de 2003/2004 em que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1. Esse jogo foi arbitrado por João Ferreira, de Setúbal, na sequência da nomeação acertada num telefonema entre Valentim Loureiro e o presidente dos encarnados. Nessa conversa, Luís Filipe Vieira começa por se queixar pelo facto de o árbitro nomeado para o jogo já não ser Paulo Paraty, conforme havia sido anunciado por Pinto de Sousa, à data presidente do Conselho de Arbitragem da Federação, a um advogado com ligações ao Benfica.»

Conversas:

Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

Fique claro que em qualquer outro jogo, eu não contestaria a nomeação desse árbitro, mas efectivamente nomear este juiz para um Marrocos FC x SC Braga, jogo que é crucial para os da casa, porque caso percam podem ficar arredado da luta pelo título e até eventualmente ser ultrapassado pelo Sporting. Fica ao critério de cada um, mas que não acho isto normal, não acho.

Quanto ao nosso Porto, joga amanhã frente à Académica, em Coimbra. Um jogo que certamente venceremos, pese embora os visitantes precisem de pontuar para assegurar a manutenção.

À equipa estão de regresso Ibson, Meireles, Renteria e João Paulo, que estavam lesionados, dando o lugar Lucas Mareque, Castro e Pepe (lesionado). Portanto, após a severa onda de lesões que atingiu o FCP, tudo parece voltar à normalidade, quando faltam apenas 6 (?) jornadas para o final. Espero sinceramente que amanhã o Porto ganhe, e que já agora o Pinto da Costa, indo a Coimbra, que traga de lá o Dame N'Doye, um bom médio de 22 anos. Fica aqui a dica!

3 bitate(s)

Comenta
top