45 minutos


Mais uma vitória, rumo ao bi-campeonato!

Ontem, em Coimbra, o FCP venceu por 2-1, e para não variar o Porto fez uma grande primeira parte, com 3 bolas ao poste, e um golo de Bruno Alves. Dominou por completo, embora mostrando alguns problemas defensivos, como seria de prever, não fosse Ricardo Costa titular. No entanto voltaram para a segunda parte com a mesma atitude dos últimos jogos: gerir o resultado, e que teve como consequências uma entrada fulgurante por parte da equipa da casa, que criou alguns embaraços à defesa do FCP.

Aproveitando este ímpeto ofensivo da Académica, o Porto conseguiu marcar mais um golo por Adriano (já leva 8 golos), depois dum cruzamento fantástico de Quaresma que encontrou Meireles, autor da assistência. Depois, a Académica voltou "à carga" e conseguiu mesmo marcar, através duma grande penalidade cometida por Marek Cech. Até final, o Porto limitou-se a defender, tendo uma oportunidade de golo através do recém entrado Renteria. O resultado final foi então 1-2, o que nos coloca novamente a 4 pontos do Sporting e no mínimo a 3 do Benfica.

Equipa inicial:

GR: Helton
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, Ricardo Costa, Fucile;
Médios: Lucho, Cech e Jorginho (Meireles);
Avançados: Quaresma, Postiga (Anderson) e Adriano (Renteria).

Como nota final: continuo a não perceber a passividade dos jogadores nas segundas partes. Eu agora já sei que se o Porto não marcar na primeira parte, no mínimo empata, porque não conseguem simplesmente jogar bem. Ao contrário dos primeiros 45 minutos, em que efectivamente fazem grandes exibições.

Positivo: exibições do Bruno Alves e Fucile. Aproveitamento do Lucho como médio defensivo, que depois de mostrar o intenso desgaste físico, consegue realizar exibições de bom nível sem correr muito.

Negativo: Ricardo Costa, que além de colocar a defesa toda a tremer, ainda fez um penalty não assinalado, perfeitamente desnecessário. Passividade da equipa e do treinador na segunda parte. Postiga, porque continuo a não entender o facto de o FCP lhe pagar ordenados, ele simplesmente não faz nada, ou por outra faz, mas nunca nada que se aproveite. Espero sinceramente que seja dispensado no final da temporada.

O próximo jogo é contra o Belenenses, penso que no próximo sábado. Vai ser um jogo complicado, até porque os azuis do Restelo vêm de 5 vitórias consecutivas sem sofrer golos, e mais ainda, é preciso ter em conta que daqui a duas semanas vamos ao Bessa, e o Porto tem uma data de jogadores em risco de suspensão (Quaresma, Lucho, etc..). Todos nós já sabemos a vontade que o Boavista tem de ganhar ao Porto, e por isso vai ser preciso gerir bem a equipa para os dois próximos jogos.

Faltam apenas 4 vitórias para sermos campeões!

3 bitate(s)

Comenta
top