Vitória "à la" Jesualdo



Liga 2007/08 - 15ª jornada (6 de Janeiro de 2008)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33.209 espectadores

Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo)
Assistentes: José Ramalho e António Vilaça
4º árbitro: Pedro Rocha

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro Lopez e Quaresma
Substituições: Sektioui por Adriano (60m), Raul Meireles por Mariano (84m) e Quaresma por Lino (92m)
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Farias e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira

ASS. NAVAL 1º MAIO: Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Diego e China; Delfim, Gilmar «cap.», João Ribeiro, Saulo e Davide; Marcelinho
Substituições: Gilmar por Godemeche (46m), Marcelinho por Elivélton (67m) e Saulo por Marinho (76m)
Não utilizados: Wilson Júnior, Lopes, Bruno Lazaroni e Dudu
Treinador: Ulisses Morais

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Raul Meireles (59m)
Disciplina: Cartão amarelo para Marcelinho (35m), Sektioui (51m) e Delfim (80m)

Fechou hoje, para o FC Porto, a primeira volta da Liga BWIN 2007/2008. E acabou como, tinha começado: a ganhar, mas sem qualidade.

A Naval até começou de forma surpreendente a partida, criando algum ligeiro perigo para o Porto. O jogo acabou por ser controlado (apesar de algumas tentativas em contra-ataque da equipa da Figueira da Foz) e dominou toda a primeira parte sem que conseguisse marcar algum golo, porque simplesmente não criou oportunidades. Muitos remates de fora da área, mas nenhum levou a direcção certa. Quaresma voltou a abusar das fintas, quando apenas as devia utilizar como último recurso e procurar fazer um jogo mais produtivo. Foi com essa forma de jogar que o Ronaldo chegou ao pódium da FIFA para melhor jogador do Mundo (lugar onde o Quaresma já admitiu querer chegar um dia...). Paulo Assunção foi a figura do FCP na primeira parte com várias iniciativas atacantes, onde numa delas conseguiu rematar com relativo perigo à baliza da Naval.



Na segunda parte, o Porto entrou determinado a marcar. Isso aconteceu, depois de (mais) um lance de persistência do Lisandro López que "rouba" a bola ao guarda-redes, atrasa para o Paulo Assunção que decide entregar a bola ao "centenário" Meireles, e a este bastou empurrar para o fundo da baliza. O Porto ganhava vantagem, merecidamente. Até final o resultado não se alterou. Logo a seguir ao golo saiu Tarik, que vai particar na CAN e em resultado disso vai estar ausente durante quase um mês. Para o lugar dele entrou Adriano. Ora, esta opção do treinador deixa-me receoso de que o FCP passe a jogar com o Licha nas alas. Espero sinceramente que continue na frente, mas no seu lugar de origem: a ponta-de-lança.

Naturalmente que a Naval decidiu procurar fazer o golo, que lhe permitiria sair do Dragão com algo a mais do que quando chegou, e até enviou uma bola à barra. No Porto fizeram-se mais duas alterações e entrou Mariano, para o lugar do Raúl Meireles. Bom, continuo sem perceber o porquê da contratação deste argentino. O rapaz nem em pé se aguenta, quanto mais jogar à bola. Enfim, vá se lá perceber...
Lino fez a sua estreia na liga portuguesa com a camisola do FCP (já vai conseguir sagrar-se campeão no final da época) para o lugar do apagado Ricardo Quaresma.

No final, o FCP conseguiu mais uma vitória. Mais uma das famosas "vitória q.b." de Jesualdo, que distancia o campeão dos mais directos adversários, sem que no entanto deixe de referir a fraca exibição geral da equipa, que deu fruto a alguns assobios vindos da bancada.

Melhor em campo: sem dúvida Lisandro López, mais uma vez a mostrar toda a sua raça e a ser determinante no golo que deu a vitória. Paulo Assunção também fez uma boa exibição.

O próximo jogo é no sábado contra o Sporting de Braga, no Dragão. Espero que até lá chegue alguém para substituir o Tarik, vindo nesta reabertura de mercado.

Por fim dizer que quarta-feira o Porto volta a jogar para a Liga Intercalar, desta vez contra o Boavista, no Olival. Jogo que vai ter transmissão no Porto Canal.

GOLO


0 bitate(s)

Comenta
top