3ª Jornada UCL: Marselha x FC Porto


FICHA DO JOGO

UEFA Champions League (Grupo A - 3ª jornada)

Estádio Vélodrome, em Marselha
Árbitro: Manuel Mejuto González (Espanha)
Assistentes: Yuste Jiménez e Calvo Guadamuro
4º árbitro: Fernandez Borbalan

MARSELHA: Mandanda; Bonnart, Zubar, Faty e Givet; Cana «cap.» e Cheyrou; Niang, Valbuena e Zenden; Cissé
Substituições: Zenden por Arrache (55m), Givet por Taiwo (67m) e Cissé por Ayew (88m)
Não utilizados: Hamel, Oruma, M’Bami e Moussilou
Treinador: Eric Gerets

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Mariano Gonzalez, Lisandro Lopez e Quaresma
Substituições: Mariano Gonzalez por Hélder Postiga (46m), Raul Meireles por Leandro Lima (70m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Cech, Sektioui, Bollati
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Niang (69m) e Lucho González (78m, g.p.)
Disciplina: Cartão amarelo a Niang (72m), Stepanov (74m) e Mandanda (77m)


Este foi um jogo que opôs as duas primeiras equipas do Grupo A, sendo que o Marselha, apesar da péssima "performance" interna (ocupa o 17º lugar) contava com duas vitórias em dois jogos, uma deles em Anfield Road (casa do Liverpool), e acrescentado ao facto de jogar em casa, partia como favorito para este jogo. Mas não foi isso que aconteceu: o Porto entrou em campo determinado a atingir o primeiro lugar do grupo, e fez durante os primeiros 20/25 minutos, provavelmente, a melhor exibição desta época. Praticou um futebol bonito, simples, faltando apenas a eficácia. E talvez um pouco de sorte, após aqueles dois remates do Meireles ao poste. Depois, naturalmente que o Marselha equilibrou o jogo, no entanto sempre sem criar oportunidades de perigo e com o FCP no "comando das operações". De referir ainda que houve uma agressão de um jogador ao Meireles, e que o árbitro (em cima do lance) deixou passar.



Na segunda parte saiu, logo no início, o Mariano González e entrou o Postiga (não percebo o que é que este argentino anda por cá a fazer). Postiga, que teve uma excelente oportunidade para abrir o marcador, quando surgiu isolado (depois de um grande passe do Meireles), e frente ao guarda-redes falhou. Também, não seria de esperar outra coisa. Surpreendente seria, se ele tivesse marcado.
O Porto não conseguiu impor o ritmo acelerado da primeira parte e sofreu mesmo o golo, depois de um cruzamento da esquerda, onde o avançado surgiu, sem grande oposição, na área e só teve que empurrar para o fundo das redes. Dez minutos depois, Lisandro sofre uma falta do guarda-redes, dentro da área, e é assinalada grande penalidade. No seguimento da falta, Postiga recebeu a bola e aproveitou para fazer mais uma das suas graças, e enviou a bola para os campos de treinos do Marselha, que ficam ao lado do estádio. Ainda hoje me estou a rir desse lance. Mas voltando ao que interessa, Lucho foi chamado a converter e não falhou, restabelecendo a igualdade no marcador. Resultado que era, ainda assim, injusto. Até final não surgiram grandes oportunidades e o jogo terminou com um empate a um.

No outro jogo deste grupo, o Besiktas venceu o Liverpool, por 2-1.

1 bitate(s)

Comenta
top