Continuidade


Deverá Jesualdo Ferreira continuar?

Esta tem sido uma das questões abordadas pelos adeptos portistas e pelos «media». Será que, mesmo ganhando o campeonato, Jesualdo Ferreira deverá manter-se no comando do FCP?

Eu, quando falo com amigos sobre o assunto, a maioria responde-me que não. Não, porque apesar de estarmos desde a primeira jornada na frente do campeonato, de termos conseguído uma boa recuperação na fase de grupos da Champions, o FC Porto continua a não convencer na forma de jogar: quando marca o primeiro golo fica na expectativa da acção do adversário, quando na verdade, o que deveria fazer era procurar aumentar a vantagem. Muitos foram os jogos em que o Porto marca um, ou até dois golos (casos dos jogos com o Nacional e a Académica), e depois simplesmente deixa de fazer pressão na frente, possibilitando aos adversários atacar com mais veemência, transformando a vantagem "segura" num jogo de aflitos. E isto, simplesmente, não é a mentalidade azul e branca.

Outros factores negativos foram a eliminação prematura na Taça de Portugal, contra um modesto Atlético, da 2ª Divisão B (?), a falta de visão no jogo, nomeadamente, nas substituições, e a possível falta de motivação que deveria ser incutida nos jogadores, perfeitamente visível nas segundas partes de quase todos os jogos, onde o Porto simplesmente defende. E isto é estranho, na medida em que o treinador nas conferências de imprensa fala de forma eloquente, transmitindo uma grande confiança aos adeptos, mas que mais tarde não se concretiza em termos de jogo da equipa.

Factos positivos: a campanha regular na Bwin Liga, já que o Porto está no primeiro lugar desde o início. Campanha europeia razoável - segundo na fase de grupos (na verdade, poderíamos ter sido primeiros), boas exibições contra o provável campeão europeu deste ano (Chelsea) e ... Não me recordo de mais nada.

Na minha opinião pessoal, penso que o treinador deveria sair em Maio, quando conseguir finalmente conquistar um título na sua vasta carreira, porque neste verão, jogadores como Quaresma, Pepe, Lucho, etc... poderão sair, e é graças a eles que estamos onde estamos, sendo que caso se confirmem as saídas, este treinador não tem, a meu ver, capacidade para conseguir atingir os objectivos de sempre: Vencer.

Bom, mas até lá resta esperar, e entretanto festejar mais um bi-campeonato.

Nota final: este post foi colocado em simultâneo neste blog e em Portugal-Online.blogspot.com. Este novo blog não é meu, mas sou um dos colaboradores. É um blog com vários intervenientes, de diversos clubes, e tem como objectivo falar sobre o futebol nacional e internacional. Visitem.

0 bitate(s)

Comenta
top